Os Laboratórios de Futuros

Escutar para imaginar o futuro

O que são os Laboratórios de Futuros

Durante três meses, os Laboratórios de Futuros reuniram trabalhadores e trabalhadoras, lideranças e especialistas do campo climático e sindical de setores chaves para a transição energética em rodas de conversa e atividades de cocriação para transformar suas experiências e preocupações em propostas concretas de políticas públicas.

A metodologia utilizada foi criada em parceria com o Instituto Procomum, a partir dos seus Laboratórios Cidadãos, e adaptada para a realidade sindical, permitindo que trabalhadores e trabalhadoras propusessem soluções que garantam uma transição energética de fato justa.

Cada ideia nasceu da escuta e da certeza de que a transição justa só acontece se for feita com quem vive o trabalho todos os dias.

Cidades

0

Setores

0

Trabalhadores e dirigentes

+ 0
Propostas

0
Entidades sindicais
0

Entre maio e agosto de 2025, os Laboratórios percorreram o Brasil, passando por quatro cidades e três setores estratégicos:

São Bernardo do Campo (SP)

com metalúrgicos, debatendo o impacto da eletrificação e o futuro da indústria automotiva.

Rio de Janeiro (RJ)

com petroleiros, refletindo sobre soberania energética e descarbonização do setor.

Mossoró (RN)

com petroleiros, discutindo as transformações e possibilidades do setor no território.

Salvador (BA)

com urbanitários, discutindo o papel das energias renováveis, direitos e tarifas justas.

Foram mais de 120 participantes, representando sindicatos, coletivos e especialistas de todo o país.

De cada encontro surgiram propostas concretas para políticas públicas, que foram sistematizadas em três cadernos setoriais um para cada categoria envolvida.

As propostas tratam de temas como formação profissional, requalificação da força de trabalho, segurança e qualidade do emprego, fortalecimento de economias e comunidades locais e governança da transição energética.Juntas, elas formam uma agenda que traduz a experiência dos trabalhadores em caminhos reais para o futuro da energia no Brasil.

Em Brasília, vivenciamos um marco dessa jornada: a entrega das propostas de trabalhadores e trabalhadoras a Alice Amorim (Presidência da COP30), Vinicius Pinheiro (Organização Internacional do Trabalho – OIT Brasil) e Aloísio Lopes Pereira de Melo (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima)

Em uma edição especial do Café da Frente Parlamentar Mista Ambientalista, coordenada pelo deputado federal Nilto Tatto (PT-SP), reunimos parlamentares e lideranças sindicais para apresentar as propostas no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

Baixe os cadernos setoriais

A voz dos tRabalhadOres

Os Laboratórios de Futuros mostraram quanto trabalhadores e trabalhadoras têm a contribuir para construir a transição energética justa que o Brasil precisa.
As propostas geradas estão sendo compartilhadas com sindicatos, organizações da sociedade civil e tomadores de decisão, fortalecendo uma rede de cooperação que conecta trabalho, clima e democracia.

Agradecimentos

Realização:

Aurora Lab

Parceria metodológica:

Instituto Procomum

Parceria institucional:

Federação Única dos Petroleiros, Confederação Nacional dos Urbanitários, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste e Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Norte